quarta-feira, 30 de julho de 2014

Brinquedos x Criatividade

Vocês já perceberam que as crianças brincam mais tempo com coisas simples, por exemplo: os potes do armário da cozinha, palitos de sorvete, talheres, embrulhos de presentes ou caixa de papelão? Pois é, às vezes gastamos uma fortuna com brinquedos que "brincam sozinhos'' (aqueles que falam, cantam, dançam, andam e tudo mais), mas privam nossos pequenos de desenvolverem a sua criatividade e imaginação. Brinquedos assim muito sofisticados logo são deixados de lado, quebram, acabam as pilhas, baterias, ou logo lançam outro mais moderno. Claro que de vez em quando não conseguimos fugir de comprar o personagem favorito, não é verdade? Mas, que tal aproveitar que eles ainda são bem pequenos pra escolher e apresentar brinquedos divertidos, interessantes e simples. Aposto que eles vão gostar!

Um dos brinquedos que aqui em casa deu muito certo, foram os bloquinhos de madeira. Minha mãe pediu para um marceneiro aquelas sobras de madeira que normalmente são descartadas, o marceneiro gentilmente guardou os pedacinhos e o legal é que eram todos do mesmo tamanho. O meu avô lixou e pintou com as tintas que já tínhamos em casa.

Resultado: não gastamos nada e é um  dos brinquedos preferidos da Sofia.

 
Com esse ela constrói casinhas, pistas, castelos, brinca de empilhar, derrubar e etc... 
Ela usa a criatividade e a imaginação, e faz de cada brincadeira uma experiência  única. Alguns pedacinhos de madeira coloridos, fazem essa criança aqui muito feliz.rs


Meu conselho de mãe é dar preferência para os brinquedos mais simples e educativos, aqueles brinquedos que ficam parados e dependem das crianças para brincar. Esses sim estimulam e ajudam no desenvolvimento dos nossos pequenos.

Tem um check-list bem legal no site do Lar Montessori que sempre me ajuda quando penso em comprar brinquedos ou na arrumação da estante de brinquedos da Sofia. Quem quiser dar uma olhada é só clicar aqui.

Até a próxima!
Cibelle Munhais





Um comentário: