quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Brincando na cozinha

Já experimentou deixar seu filho cozinhar alguma coisa? Não? Então EXPERIMENTE... As crianças adoram!

Essa semana fizemos biscoitos amanteigados aqui em casa e foi um sucesso. Sugeri para Sofia fazer uma coisa diferente na cozinha, então chamamos um amiguinho para "brincar de culinária".  


Sofia e Nicolas colocaram ''a mão na massa'' e foi muito divertido, eles levaram a tarefa à sério e ficaram bem concentrados.


Fazer uma receita de bolo, biscoito, brigadeiro ou qualquer outro tipo de coisas gostosas junto com as crianças, é na minha opinião de mãe uma ótima atividade para estimular os sentidos (tato, olfato e paladar), ajuda na concentração, coordenação motora e é uma ótima maneira de ficarmos mais próximos dos nossos filhos. 


Podemos usar essas atividades de culinária para incentivar as crianças que têm dificuldades de se alimentar. Uma ideia: Convide seu filho para elaborar um cardápio (de preferência algo que ele tenha resistência de comer), depois convide-o para executar o mesmo. Será divertido e ele com certeza vai querer experimentar. 

Apesar de toda bagunça e sujeira no final, tenha paciência a recompensa é sempre maior.

Receitinha: 

500g de maisena
250g de manteiga
100g de coco ralado
1 xícara de açúcar
1 ovo

Misture tudo em um pote até virar uma massa, abra a massa na mesa e use cortadores de biscoito pra ficar mais divertido. Coloque os biscoitos cortados na assadeira de deixe no forno em fogo médio por 20 minutos ou até ficar douradinho na parte de baixo. Prontinho!

Além de receitas diferentes, você pode incluir seu filho nas tarefas de preparar as refeições do dia-a-dia de casa, eles podem ajudar no preparo da salada do almoço, no lanchinho da tarde e muitas outras coisas simples que tenho certeza que vão ficar contentes de serem incluídos.

Esse tipo de atividade de acordo com Montessori é chamada de Vida Prática.

Atividades de Vida Prática:
''Uso de atividades preparatórias para educação dos movimentos. Essas atividades são facilitadoras a vivência do cotidiano. Trata-se verdadeiramente de exercícios para os músculos, trazendo efeitos positivos para relações interpessoais desenvolvendo o controle de gestos e atitudes e ainda aperfeiçoando a coordenação motora.''

Então nada de deixar o filho na TV enquanto faz a comida... 
Experimente chamá-los para ajudar, no final das contas isso vai dar uma boa aula de química! 


Até a próxima,
Cibelle Munhais



Nenhum comentário:

Postar um comentário