quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Desfralde

Nessa parte da maternidade eu aprendi que tudo tem seu tempo, que precisamos do triplo de paciência que já temos e que sempre acaba com final feliz...(risos)
Não importa se seu filho vai largar as fraldas com um ano e meio ou com três anos e meio, o importante mesmo é que isso aconteça de uma forma tranquila tanto para mãe quanto para criança. 

Defendo também a ideia de que os pais são os responsáveis pelo desfralde e não a escola.

''Por quê?
  • Só você conhece seu filho 100%.
  • Você sabe desde o início se ele mostra sinais de interesse pelo desfralde.
  • Você conhece os sinais, as expressões que ele faz quando vai fazer xixi ou cocô.
  • Você e seu filho tem um vínculo afetivo que não pode ser comparado com a outra pessoa.
  • Existe confiança entre um filho, uma mãe e um pai.'' (trecho tirado do texto: O desfralde e a escola)

Não estou dizendo que é errado desfraldar muito cedo seu bebê, se ele estiver pronto para isso não vejo problemas. Só não fique obcecado com essa tarefa, o que eu penso é que o melhor a fazer é deixar a coisa ''fluir naturalmente'', precisamos respeitar o tempo deles. Antes não pensava assim, sempre tem alguém pra falar que você está atrasada para tirar as fraldas do seu filho ou coisa parecida. Então comecei e parei o desfralde umas duas vezes e me senti bem frustrada, pressionada e tudo mais.

Sentia que a Sofia não estava preparada e eu também não, comecei a ler sobre o assunto e vi que, com menos de três anos, as crianças passam por muitas transformações, eles precisam aprender a controlar os movimentos do próprio corpo para conseguir segurar as coisas, precisam aprender a comer, engatinhar, aprender seu idioma, andar, reconhecer as pessoas mais próximas e absorver literalmente tudo ao seu redor. Eles já têm muitas coisas para se ocupar e ainda precisam lidar tão cedo com essa questão de ir ao banheiro? Por que não dar uma folguinha para minha filha?  

Há uns quinze dias atrás comecei o desfralde novamente, só que agora com a certeza de que nós duas estávamos prontas. Comecei o primeiro dia anotando a hora que ela fazia xixi ou cocô (dica de uma vizinha), depois sempre colocava a Sofia no banheiro na hora que estava anotado e isso deu muito certo, eu não precisava ficar perguntando se ela queria usar o banheiro a cada 20 minutos. Simplesmente seguia ritmo dela que eu já tinha aprendido observando e anotando, no terceiro dia ela estava sem fraldas e falando quando queria usar o banheiro.

Foi muito mais simples e tranquilo, bem diferente das primeiras tentativas (precoces). Ela já está sem fraldas fazem duas semanas e com pouquíssimos acidentes. 

A Sofia acaba de fazer dois anos e meio e se mostrou pronta para usar o banheiro sozinha, estamos muito felizes e podemos dizer que ''a Sofia se desfraldou sozinha'' com muito orgulho =D.


Para leitura, tem um texto muito bom de um médico urologista pediátrico, que fala sobre desfralde precoce: Os Riscos do Desfralde Precoce

Até a próxima!
Cibelle Munhais





Nenhum comentário:

Postar um comentário